Notícias

Os novos livros da Editora UFV

 

Na tarde do dia 5 de dezembro, a Editora UFV promoveu o lançamento de quatro novas obras. A cerimônia contou com a presença dos autores Regel Antônio Ferrazza (Guia Jurídico Sobre a Agricultura Contratual), Alexandre Simões Lorenzon e Maria Cristina Martins (Incêndios Florestais), Cosme Damião Cruz (Inteligência Computacional) e Júlio Araújo (Química de Alimentos).

O Guia Jurídico é uma tradução para o português de um trabalho elaborado pelo Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricultura, sendo uma referência útil para todos os operadores que praticam a agricultura contratual ou que participam da aplicação de políticas públicas, de pesquisas jurídicas e do aperfeiçoamento de capacidades, contribuindo assim para a criação de um ambiente favorável, equilibrado e sustentável para a agricultura contratual.

Incêndios Florestais, de Alexandre Simões Lorenzon, Daniel Brianezi, Erlon Barbosa Valdetaro e Maria Cristina Martins, tem por objetivo servir de consulta e material de apoio a professores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do setor florestal e áreas afins, dada a carência de obras técnico-científicas sobre o assunto. O livro diferencia-se por apresentar, além do conteúdo teórico, as experiências de diversos profissionais que atuam na área de incêndios florestais e colaboraram com o trabalho

Inteligência Computacional, de Cosme Damião Cruz e Moysés Nascimento, trata da utilização de inteligência computacional na solução de problemas de estudos na área de Genética e Melhoramento. São apresentados aspectos teóricos e exemplos práticos nesta área, em relação a redes neurais artificiais, rede de base radial, mapa auto-organizável e lógica fuzzy. A utilização desse conjunto de técnicas no melhoramento de plantas e animais ainda é recente, porém já existe comprovação de que elas podem ser empregadas de forma a complementar ou substituir as técnicas biométricas tradicionais.

Química de Alimentos, de Júlio Araújo, em sua sétima edição, traz ao leitor informações básicas a respeito dos diversos componentes dos alimentos e das alterações químicas e físicas que ocorrem durante o processamento, armazenamento e distribuição. Trata-se de um dos poucos livros, em língua portuguesa, que apresentam, de maneira ampla, aprofundada e didática valiosos conhecimentos sobre o assunto.

A diretora Daniela Alves de Alves destacou a relevância dos contínuos trabalhos da Editora ante o cenário de crise no qual o setor livreiro se encontra, com a sequência de processos de recuperação judicial enfrentados por grandes redes. Esse papel de relevância da instituição também teve destaque nas falas do professor Ângelo Adriano Faria de Assis, representante do Conselho Técnico de Pesquisa, e do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, que ressaltaram o comprometimento de toda a equipe da Editora na manutenção da frequência e qualidade dos lançamentos, cumprindo função importante na divulgação do conhecimento científico produzido pela Universidade Federal de Viçosa.

O novo formato da cerimônia, adotado desde o lançamento anterior, mais uma vez foi destaque na fala dos participantes, devido ao seu dinamismo e maior interação do público com os autores.

Fonte: Editora UFV

 

47573175_1024331724421088_8622260680533213184_o 47683253_1024331564421104_4102618259390464000_o 47572470_1024326147754979_5712472577180434432_n

 

 

 

 

 

Av. P. H. Rolfs, s/n – Campus Universitário
CEP 36571-000  – Viçosa/MG
Email: editora@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress